Tenha uma boa leitura! =)

> Precisa da nossa ajuda? Conheça nossa agência de inbound marketing .

O inbound marketing é definido como marketing de atração. De fato, esta é a primeira fase do Inbound Marketing. Mas existem outras três etapas importantes para gerar resultados positivos ao negócio: converter, fechar vendas e fidelizar os clientes conquistados. 

O papel da agência de inbound marketing para e-commerce é desenvolver ações para que estes objetivos sejam alcançados. O trabalho envolve planejamento, execução, monitoramento e análise de resultados. É possível iniciar com um plano básico e, ao longo do caminho, ajustar o pacote de serviços conforme as necessidades e orçamento da empresa.  

Entenda como funciona o trabalho da agência de inbound marketing

1. Criação das personas 

O primeiro passo é estudar o perfil do público-alvo do e-commerce para criar as personas do negócio. A agência de inbound marketing cria personas diferenciadas, uma para cada fase da jornada de compra. Este método é importante para o desenvolvimento de conteúdo específico, tendo como referência o perfil, necessidades, desejos, motivações, dificuldades e expectativas do público que o e-commerce deseja conquistar. A conectividade entre a marca e o público-alvo é mais forte quando o empreendedor consegue apresentar soluções que correspondam ou superem as expectativas do cliente. Daí a importância de usar as personas como referência para a elaboração de conteúdo e material de venda. 

2. Mapeamento da jornada de compras 

A agência de inbound marketing estuda a jornada do cliente, desde o primeiro acesso à loja virtual até o fechamento da venda. Esse entendimento é essencial para o direcionamento dos materiais de marketing digital e otimização do budget do e-commerce. Ao entregar os conteúdos adequados, o e-commerce conquista autoridade, credibilidade e a confiança do público-alvo. 

3. Planilha de palavras-chave 

As palavras-chave são elementos essenciais para o tráfego pago, marketing de conteúdo,  projeto de SEO e páginas de conversão (landing page). Isto porque os consumidores fazem buscas na internet a partir delas. Sendo assim, o uso de termos relevantes em todos os materiais de marketing digital ajuda os sites de busca a exibir o endereço da loja virtual e os anúncios patrocinados nos resultados da pesquisa. 

4. Definição de calendário editorial  

A elaboração de um calendário editorial orienta a produção de conteúdo para o site, blog e redes sociais, conforme o objetivo do plano de marketing digital, e viabiliza a formatação de orçamento para campanhas de links patrocinados, materiais de vendas, anúncios de ofertas, envio de e-mail marketing, entre outras ações. Dessa forma, o empreendedor não perde as melhores oportunidades para a exposição da marca e captação de clientes.   

5. Otimização do site para SEO  

A agência de inbound marketing faz a auditoria das páginas com a finalidade de identificar as estruturas que precisam ser otimizadas para SEO, motores de busca das redes de pesquisa. Links quebrados (páginas não encontradas), site não adaptável às telas dos dispositivos móveis (celular e tablet) e outras dificuldades podem levar o usuário a desistir da navegação. Por isso, a agência de inbound marketing faz um trabalho de SEO para e-commerce. 

6. Plano de links patrocinados  

Links patrocinados são anúncios pagos. Com eles, a loja virtual ganha mais visibilidade, além de alcançar o público que interessa ao negócio. As plataformas do Google Ads e Facebook Ads possibilitam a criação de campanhas segmentadas. O trabalho da agência de inbound marketing é elaborar o plano de campanhas, criar os anúncios, acompanhar o desempenho e apresentar os relatórios de resultados. 

7. Produção de Conteúdo 

Para atrair a atenção do público-alvo, a agência de inbound marketing elabora conteúdos ricos – artigos para o site e blog, posts para as redes sociais, e-mail marketing, páginas de conversão, e-books, entre outros materiais. Conteúdo de qualidade favorece o reconhecimento da marca e estimula o interesse em conhecer as soluções e o portfólio da loja virtual. Cada vez que o e-commerce entrega um conteúdo de relevância, o público-alvo se aproxima mais e, no futuro, a afinidade e confiança poderão resultar em vendas. 

8. Páginas de conversão 

As landing pages criadas pela agência de inbound marketing são úteis para captar clientes em potencial. Elas servem para a construção de mailing segmentado, impulsionar as vendas, convidar para um evento, divulgar uma campanha promocional, entre outras ações. São páginas temporárias, vinculadas ao site, blog ou redes sociais da empresa. 

9. E-mail marketing segmentado 

Esta é uma ferramenta importante para as estratégias de marketing digital. Mas exige planejamento, revisão e segmentação das listas de contatos, conteúdo diferenciado para cada fase do funil de vendas, automação e acompanhamento dos resultados. A agência de inbound marketing elabora e-mails marketing para atrair, converter, impulsionar as vendas e manter a carteira de clientes ativa. 

Em resumo, podemos dizer que as estratégias propostas pela agência de inbound marketing para e-commerce objetivam captar clientes em potencial, conduzir a jornada de compras, acelerar as vendas e nutrir o relacionamento pós-venda. 

Para saber mais sobre inbound marketing, acesse o site da agência MZclick. O nosso time está preparado para apresentar uma proposta personalizada para o seu negócio conquistar notoriedade no mercado online e vender mais. Fale conosco, hoje mesmo.

Aumentar a taxa de conversão