Formatos de Anúncios Facebook: saiba como e onde usar cada modelo.

Sejam vídeos, fotos ou uma combinação de ambos, existe um formato de anúncio no Facebook ideal para seu objetivo. O primeiro passo é defini-lo. Basicamente cada anúncio é formado por dois componentes: a aparência do mesmo (formato) e onde ele será exibido (posicionamento).

Por isso é necessário estar fundamentado no tipo de anúncio que deseja fazer e qual modelo poderá utilizar.

Porém, você sabe para que serve cada formato de anúncio do Facebook? Essa não é uma questão fácil, principalmente para os iniciantes do Facebook para negócios.

Estes são os principais formatos de anúncios utilizados atualmente no Facebook:

  • Carrossel
  • Imagem Única
  • Vídeo Único
  • Apresentação Multimídia
  • Coleção
  • Canvas

Carrossel

Este formato de anúncio no Facebook te permite apresentar uma sequência de no mínimo duas e no máximo dez imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link. Dessa forma você pode destacar produtos diferentes, detalhes específicos de um mesmo produto, divulgar um serviço ou uma promoção e até mesmo contar uma história sobre sua marca.

Então se você possui uma loja de artigos de decoração, é possível fazer um anúncio com um mix de itens: uma mesa, que combina com uma luminária, que combina com um porta-retrato. As vantagens de utilizar anúncios neste formato é que são mais espaçosos, flexíveis e interativos.

Formatos de anúncio do Facebook: Carrossel

  • Tipo de arquivo de imagem: jpg ou png.
  • Tipo do arquivo de vídeo: confira os formatos de arquivo suportados.
  • Tamanho máximo do arquivo de vídeo: 4 GB
  • Duração do vídeo: até 240 minutos
  • Tamanho máximo do arquivo de imagem: 30 MB
  • Resolução recomendada: pelo menos 1080 x 1080px
  • Imagens com mais de 20% de texto podem ter menor veiculação. Saiba mais sobre o texto em imagens em nosso artigo: Facebook: regra de 20% de texto em imagens.

Imagem Única

Este é um dos formatos mais populares de anúncio no Facebook, por se tratar de um modelo mais simples e descomplicado para fotos com um bom visual e um texto cativante.

Através deste formato é possível alcançar mais reconhecimento para a marca trabalhando fotos que façam com que os usuários notem mais sua empresa, divulgar seus produtos e agilidade na criação do anúncio.

Por se tratar de um formato mais popular, abrange todo tipo de campanha. Através dele você também pode alcançar mais cliques para seu site por meio de um botão de ação que redireciona o usuário para uma URL específica.

Formatos de anúncios do Facebook: imagem única

  • Tipo de arquivo: jpg ou png
  • Proporção da imagem: 9:16 a 16:9
  • Resolução recomendada: no mínimo 1.200 x 628px
  • Imagens com mais de 20% de texto podem ter menor veiculação.

Vídeo Único

Hoje em dia vídeos são um dos conteúdos mais compartilhados e que geram maior alcance no Facebook. Desde vídeos curtos que são assistidos enquanto as pessoas estão em horário de almoço, até vídeos mais longos que são assistidos no conforto de casa.

Optar por utilizar vídeos curtos em seus anúncios pode aumentar suas chances de os usuários visualizarem seu vídeo por completo.

Este formato de anúncio é indicado para cativar as pessoas com sua história ou mensagem, ter um melhor reconhecimento de marca perante seus fãs e incentivar as pessoas a explorar mais opções do que está oferecendo, a fim de alcançar um resultado final de vendas.

  • Taxa de proporção do vídeo: 9:16 a 16:9
  • Resolução recomendada: Carregue o vídeo com a resolução mais alta disponível que corresponda aos limites de
  • proporção e tamanho.
  • Tamanho do arquivo de vídeo: 4 GB no máximo
  • Duração mínima do vídeo: um segundo
  • Duração máxima do vídeo: 240 minutos
  • Imagens miniatura de vídeo com mais de 20% de texto podem ter menor veiculação. Carregue o vídeo sem
  • formato de faixas laterais livres ou formato letterbox (sem barras pretas).

Apresentação Multimídia

Os anúncios de apresentação multimídia do Facebook são semelhantes ao vídeo, basicamente você cria uma apresentação de slides com uma série de imagens, no máximo 10, e pode escolher o efeito de transição das imagens, sons e texto, para contar sua história de uma maneira atraente.

Por se tratar de uma formato mais cativante, as apresentações multimídia chamam atenção tanto quanto videos, diferente de alguns formatos de anúncios de vídeo, as apresentações multimídia são mais fáceis de serem criadas e carregam rapidamente na telas dos dispositivos dos usuários, funcionando em qualquer situação.

Você pode usar imagens salvas em seu computador ou trabalhar com imagens que já carregou em outros anúncios anteriormente. Também é possível usar fotos do banco de imagens que o próprio Facebook oferece.

Formatos de anúncios do Facebook: Apresentação Multimídia

  • Taxa de proporção: quadrado (1:1); retangular (16:9) e vertical (2:3)
  • Duração da imagem: tempo que cada imagem pode ficar disponível no vídeo. O tempo máximo é de 5 segundos.
  • Transição: escolha se o vídeo vai ter um efeito de transição ou não
  • Música: escolha uma música da base do próprio Facebook para usar em seu anúncio
  • Use imagens de alta resolução ou um arquivo de vídeo para criar uma apresentação multimídia
  • As apresentações multimídia serão executadas em loop
  • Imagens com mais de 20% de texto podem ter menor veiculação.

Coleção

O formato de anúncio coleção facilita a descoberta, navegação, compra de produtos de forma mais imersiva. Indicado para lojas de varejo, este formato explora um estilo visual mais profundo e envolvente.

A intenção é proporcionar às pessoas a sensação de ver produtos em uma vitrine de loja física, mas tudo isso dentro do Facebook. O formato coleção só pode ser visualizado em dispositivos móveis e funciona no Android e iOS.

Este formato pode possibilitar uma navegação mais interativa de seus clientes possibilitando aos mesmos conhecer mais itens que sua empresa comercializa e também direciona o usuário para o site de compra dos produtos exibidos.

Formatos de anúncios do Facebook: Coleção

  • Formato: arquivos MOV, MP4 ou GIF
  • Resolução: no mínimo 720p
  • Tamanho do arquivo: 2,3 GB no máximo
  • Taxa de proporção recomendada: widescreen (16:9)
  • Facebook: 60 minutos no máximo
  • Feed do Instagram: 60 segundos no máximo

Canvas

O canvas ajuda sua empresa a aproximar a mensagem ao consumidor. Também é um formato de anúncio imersivo, que cria uma página de destino onde o usuário pode ter acesso a mais informações sobre um produto ou serviço sem precisar sair do Facebook.

Com o canvas do Facebook, as pessoas podem ver fotos e vídeos, deslizar por carrosséis, inclinar para ter uma visão panorâmica dos anúncios e explorar imagens de estilos de vida com produtos marcados. O formato canvas somente é visualizado em dispositivos móveis e funciona no Android e iOS.

Este formato é indicado para obtenção de novos clientes, vender seus produtos de forma mais interativa, contar histórias mais significativas para as pessoas, gerar acessos para o site e envolver os clientes e potenciais clientes mostrando à eles o melhor que tem à oferecer.

Para o formato canvas, existem duas especificações, uma para imagens e outra para vídeos, já que é um tipo de anúncio que pode ter esse mix de conteúdos.
Formatos de anúncios do Facebook: Coleção

Recomendações de imagens para Canvas

  • Proporção de imagem: 1.9: 1
  • Tamanho da imagem: 1200 x 628 pixels recomendado
  • Imagens com mais de 20% de texto podem ter menor veiculação.

Recomendações de vídeo para Canvas

  • Vídeo: Compactação de vídeo H.264, perfil alto preferido, pixels quadrados, taxa de quadros fixa, varredura progressiva
  • Áudio: Compactação de áudio AAC estéreo, 128kbps +.
  • Relação de aspecto: 16: 9 ou 1: 1

Agora que você aprendeu sobre os formatos de anúncio no Facebook, que tal começar a anunciar no Facebook?

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