Google Shopping: o que é e como funciona.

O Google Shopping é uma vitrine de produtos que estão à venda na internet. Através da plataforma, empresas anunciam seus produtos para usuários que, ao realizar uma pesquisa no Google, serão impactados por anúncios relacionados.

Se você é lojista e procura uma maneira de aumentar as vendas, sabe que isso está ligado com a quantidade de visitantes ao seu e-commerce e não só isso como também a qualificação dos usuários que você atrai para o seu website. Não adiantaria nada exibir anúncios de dicas de churrasco para vegetarianos, não acha? Os anúncios do Google Shopping tem entre seus benefícios exatamente o fato de qualificar a exibição dos anúncios.

Como funciona o Google Shopping?

Os anúncios de Google Shopping mostram a foto, nome e preço do produto e nome do varejista, ou seja, funciona como uma vitrine virtual promovendo seu inventário online e local. Por essas características os usuários têm uma melhor noção sobre o produto vendido antes de clicarem no anúncio, consequentemente os cliques são muito mais qualificados que um anúncio de texto.

Os anúncios de shopping, ao invés de utilizar palavras-chave, são ativados por meio dos atributos cadastrados e definidos dentro do seu feed de dados no Google Merchant Center. Dessa forma a exibição de produtos se dá em resultados de pesquisas mais relevantes. Atualmente os anúncios do Google shopping são administrados através da ferramenta de veiculação de anúncios (Links Patrocinados), Google Adwords.

Veja como é exibido:

Exemplo de anúncios do Google Shopping na página de resultados de pesquisa do Google.

Onde os anúncios são exibidos?

Os anúncios podem ser exibidos na própria página do Google Shopping, na SERP do Google (página de resultados de pesquisa) e nos websites parceiros.

O que não é possível anunciar?

O Google Shopping possui algumas restrições para a veiculação de anúncios na plataforma. Para garantir que seus anúncios estão qualificados para serem veiculados é imprescindível que você verifique as Políticas dos anúncios do Shopping.

Confira também a lista de Conteúdo não aceito no Google Shopping.

Condições para melhor desempenho

Essas maiores taxas de conversão dependem de alguns fatores:

  • Preços competitivos
  • Imagens de qualidade
  • Descrições reais dos produtos

Facilidades e vantagens

  • Mais tráfego: muitas empresas que utilizam o Google Shopping relatam ter uma maior taxa de cliques se comparado com anúncios de texto no mesmo nível do funil de compras e pesquisa;
  • Fácil gerenciamento de campanhas;
  • Relatórios e mensurações mais detalhadas: por exemplo, é possível avaliar qual marca de determinada marca de tênis tem vendido mais;
  • Lances específicos para cada produto: é possível dar lancer específicos para produtos que vem performando melhor;
  • Facilidade para gerar promoções;
  • Subdividir em categorias de acordo com cada objetivo.

Como serei cobrado?

Assim como outras opções de anúncios dentro do Adwords, os anúncios de Shopping também participam de um leilão mas as cobranças só são geradas conforme há a interação com o usuário, ou seja, quando o usuário clica no anúncio e é direcionado à página de destino para efetuar uma compra. Essa cobrança sobre o clique é chamada de CPC (Custo por Clique).
Saiba mais sobre estratégias de lance aqui: As diferenças entre CPC,CPV, CPM e CPA no Google Adwords.

Como anunciar no Google Shopping?

1º passo: crie uma conta no Google Merchant Center, de preferência utilize a mesma conta Google que gerencia a conta do Google AdWords.
2º passo: vincule a conta do Google Merchant Center à conta do Google AdWords.
3º passo: agora é preciso criar um feed de dados, esse arquivo deverá conter os dados de todos os produtos do seu site, em formato xml ou planilha delimitada por tabulação (.txt).
4º passo: com o feed em mãos, é preciso fazer upload desse arquivo em sua conta do Google Merchant Center, para que o tempo de processamento seja reduzido, é ideal que esse feed seja dividido em vários arquivos.
5º passo: seus arquivos, assim que aprovados, estarão disponíveis para serem anunciados no AdWords.

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