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Marketing de Conteúdo para E-commerce de Pneus

Para chegar ao e-commerce de pneus os consumidores precisam saber da existência da loja virtual. Não basta ter um site e esperar que as pessoas encontrem a empresa online por meio de pesquisas nos sites de busca. Ao digitar a palavra-chave “pneus” os sites de busca encontram milhões de resultados, não é mesmo? Aí, você percebe que o seu e-commerce de pneus não está na primeira página de resultados. Você cria páginas em mídias sociais, mas a quantidade de seguidores não evolui e as conexões existentes não geram visitas à loja online. 

Por que isso acontece? Porque não houve investimento em marketing digital ou as ações estão focadas somente nas vendas dos pneus. Falta criar vínculo com o público-alvo do negócio. Como isso é possível? Em marketing digital, uma estratégia utilizada para criar e nutrir as conexões da marca com o mercado consumidor, é o marketing de conteúdo. O objetivo é conectar a marca com o público-alvo desejado, no momento certo e com a mensagem adequada. Conquistar credibilidade e confiança. 

Dicas de marketing de conteúdo para e-commerce de pneus

1. Conhecer o público-alvo

Para definir o plano de marketing de conteúdo para e-commerce de pneus é necessário conhecer o perfil do público-alvo do negócio. As informações servem para a construção da persona do e-commerce, ou seja, a personagem que representa os consumidores que a empresa deseja ter como clientes. Definindo a persona, fica mais fácil planejar as ações de marketing de conteúdo e entregar informações e conhecimentos relevantes para o público-alvo. 

O conteúdo preparado para uma loja virtual de pneus para carros populares não serve para um e-commerce de pneus para veículos de luxo, por exemplo. Se o e-commerce vende ambos os produtos, o plano de marketing de conteúdo precisa contemplar os interesses dos dois públicos. 

2. Definir os canais de comunicação

O site é o principal elo entre a marca e o público-alvo. Afinal, é nesse ambiente virtual onde as transações comerciais são realizadas. Portanto, além do portfólio de produtos, o cliente precisa encontrar informações institucionais, respostas às dúvidas frequentes (FAQ), política de trocas e devoluções, proteção de dados, entre outras. Tudo isso vale para quem chegou ao site da loja de pneus. Mas para atrair mais visitas ao e-commerce é necessário utilizar outros meios de comunicação como o blog, mídias sociais e e-mail marketing. 

O blog é o canal para a publicação de artigos, infográficos, vídeos, tutoriais, entre outros materiais ricos, que despertam o interesse dos consumidores de pneus. O objetivo do blog é compartilhar informações e conhecimentos relevantes para cada etapa da jornada de compras. Com um blog de qualidade, o e-commerce de pneus ganha visibilidade e torna-se referência e autoridade sobre o assunto. 

As mídias sociais são úteis para fortalecer o reconhecimento da marca, gerar tráfego para o site do e-commerce e impulsionar as vendas. Contudo, é importante identificar as mídias sociais mais relevantes para o público-alvo. A empresa pode utilizar todas, com o cuidado de produzir conteúdo diferenciado e adequado às especificações técnicas de cada mídia social. Materiais de qualidade, nas mídias sociais, podem aumentar o tráfego qualificado para o site, ou seja, atrair clientes em potencial.  

Outra ferramenta do marketing de conteúdo é o e-mail marketing. Para construir uma base segmentada de contatos, é necessário estimular o cadastramento de e-mails. Isto é possível por meio da oferta de algo que seja interessante para o consumidor como, por exemplo, um e-book com dicas sobre pneus, tutorial sobre a troca de pneus ou um cupom de desconto, porém, o acesso às ofertas está condicionado ao preenchimento de um formulário simples (nome completo e e-mail) para receber os materiais pelo correio eletrônico. 

3. Produzir conteúdo de qualidade

A periodicidade das publicações é essencial para manter o fluxo de visitas no site, blog e páginas nas mídias sociais. É fundamental marcar presença na web, com conteúdo de qualidade, para tornar-se a principal referência para os consumidores de pneus. 

Para o gestor do e-commerce de pneus, provavelmente, é difícil conciliar a administração do negócio e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a elaboração e postagem de conteúdo no blog, mídias sociais e e-mail marketing. 

É mais eficaz delegar o serviço a uma agência de marketing digital para e-commerce de pneus. A criação do calendário editorial não está limitada ao agendamento das publicações. Antes, é necessário pesquisar e definir os assuntos e as palavras-chave, formatos dos materiais (textos, ilustrações, fotos, vídeos, tutoriais), produção e revisão dos conteúdos, agendamento das postagens e gerenciar o engajamento do público, com respostas aos comentários e filtro de dados que possam contribuir para melhorar a qualidade de atendimento. 

4. Analisar os resultados

Da mesma forma que o gestor avalia os resultados de vendas e o faturamento da empresa, mês a mês, a gestão de marketing de conteúdo implica em mensurar e analisar os resultados das publicações. Por isso, ao planejar as ações é necessário definir os objetivos e metas das campanhas para confrontá-las com os resultados obtidos.

Exemplo: O e-commerce recebe 500 visitantes ao mês, mas deseja atrair 2.000 visitas mensais. O prazo para atingir esta meta é quatro meses. A agência de marketing de conteúdo para e-commerce de pneus define estratégias e, já no primeiro mês da campanha, o número de visitas dobrou. Nos meses seguintes, o crescimento manteve-se no mesmo patamar, finalizando o ciclo com 4 mil visitantes. O retorno do investimento, portanto, superou a expectativa, pois o objetivo inicial (2.000 visitantes) foi alcançado no segundo mês das ações de marketing de conteúdo. 

O passo seguinte é avaliar o impacto desse resultado sobre as vendas e o faturamento do e-commerce, levando em conta outros fatores que possam impulsionar ou retrair o desempenho comercial no mesmo período. Marketing de conteúdo tem a missão de formar uma base de clientes em potencial, nutri-la com informações e conhecimentos, preparar o campo para a equipe de vendas e cultivar o relacionamento com os clientes conquistados. 

Resumidamente, podemos dizer que o marketing de conteúdo para e-commerce de pneus é o meio para conectar o seu negócio ao público desejado e cultivar esse relacionamento antes e pós-venda. 

Para conhecer os planos para a sua empresa, entre em contato com a MZclick