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Marketing para academias: estratégias para atrair mais clientes e crescer sua empresa

Saber como atrair e manter clientes é algo essencial para as academias atualmente. Afinal, com a crescente procura de pessoas por esses estabelecimentos, é importante se destacar. Para isso, o marketing para academias pode ajudar.

Com o uso correto de técnicas e estratégias, é possível promover seu negócio da maneira certa! 

O que é marketing para academias?

Segundo uma pesquisa realizada pelo International Health Racquet & Sportsclube Association (IHRSA) em 2019, o Brasil tinha mais de 34 mil academias em todo o país.

Apesar do número, saiba que muitas delas não investem em marketing. Essa é sua chance de se destacar! O marketing de academias é uma ótima maneira de atrair e fidelizar alunos. 

O marketing digital é um conjunto de ações e estratégias que visam impulsionar uma marca e obter mais clientes. Com técnicas voltadas para diferentes modalidades de academias, as estratégias podem ser adaptadas, de acordo com o seu negócio.

Como elaborar um plano de marketing digital para academia

Em primeiro lugar, você precisa ter um bom plano de marketing. Confira como elaborar o seu:

– Analise seus concorrentes

Saber quais serviços o seu concorrente possui é o primeiro ponto de atenção. Além disso, observe quais são as estratégias utilizadas por terceiros, para entender o que pode ser adaptado ao seu empreendimento.

Destacar os aparelhos, atividades extras e outros pontos positivos do seu espaço são diferenciais a serem exaltados.

– Conheça seu público-alvo

Descubra quem é seu público. Dessa maneira, fica mais fácil se aproximar dos clientes em potencial.

Saber informações básicas como sexo e faixa etária ou até mesmo se o público já está acostumado a treinar, ou se pretende começar uma vida mais ativa, por exemplo, pode te ajudar a criar estratégias de alcance melhores.

– Defina a persona do seu negócio

Em seguida, é hora de definir sua persona – o seu cliente ideal.

Aqui, vale ser mais específico e traçar um perfil imaginário, com base nas principais informações do seu público-alvo.

E, vá mais fundo. Colete informações detalhadas, como classe social, hábitos, objetivos e principais problemas e necessidades.

Isso vai te ajudar a planejar estratégias mais adequadas para um possível cliente.

– Estabeleça qual o objetivo do seu negócio

Ter clareza sobre seus objetivos vai te guiar ao caminho certo.

Metas como aumentar o número de clientes ou diminuir as taxas de cancelamento de matrícula dependem de diferentes estratégias de marketing de academia.

Após estabelecer suas metas, crie etapas, período de tempo de aplicação e de avaliação.

Como fazer o marketing para academia

Agora que você já sabe como criar o seu plano de marketing para academia, é hora de aplicar as estratégias da melhor forma possível!

– Crie conteúdos atrativos

Explorar as ferramentas de postagens em redes sociais é uma das melhores formas de começar suas estratégias de marketing para academia.

Conteúdos que forneçam dicas e que incentivem a interação dos seguidores instigam a curiosidade e procura pela sua marca.

Para escolher o melhor formato entre fotos, vídeos ou textos, pense na sua persona.

– Faça um bom programa de indicações

O marketing digital para academias também pode ser usado para promover benefícios que a sua marca oferece.

Para isso, desenvolver cupons de desconto por indicação, planos de fidelidade ou aulas experimentais é uma maneira de conquistar o público.

– Utilize as redes sociais

Ferramentas disponíveis online podem ajudar a ampliar o alcance da sua marca.

O uso de Meta Ads, por exemplo, possibilita a publicação de anúncios no Facebook e Instagram. É possível fazer uma segmentação bem específica de acordo com sua persona.

Outro ponto é a produção de conteúdo. Essa é uma maneira de facilitar a aproximação com o público, que está a procura de academias. 

Reels mostrando o cotidiano das aulas e postagens de apresentação do local e dos profissionais funcionam como vitrine dos serviços que a sua academia oferece.

Além disso, incentivar o uso de hashtags e marcações da academia em publicações nas redes auxilia a divulgação do local. De forma orgânica, ou seja, sem gastar com anúncios, os seus alunos fazem o marketing do seu estabelecimento.

-Tenha um perfil no Google Meu Negócio

Se você deseja que o seu público encontre a sua academia com mais facilidade, crie um perfil no Google Meu Negócio. 

A ferramenta gratuita do Google é essencial para todos que possuem um estabelecimento físico. Nela, é possível inserir fotos, vídeos e informações que podem ajudar na captação de alunos para a academia.

– Faça anúncios no Google Ads

Outra forma de trabalhar o marketing para academias é utilizar o Google Ads.

Por meio dele, você consegue criar anúncios que irão aparecer quando alguém buscar uma palavra-chave relevante para seu segmento no buscador, ou enquanto estiver navegando em outros sites, como o YouTube.

Como o Google Ads atua por meio de tecnologia inteligente, seus anúncios serão direcionados ao seu público-alvo com maior probabilidade de conversão.

Trabalhe com e-mail marketing

O e-mail marketing é essencial, pois auxilia o compartilhamento de informações relevantes e instiga a curiosidade e engajamento do público.

O legal é que essa estratégia também pode ser monitorada, o que auxilia otimizações e investimento em estratégias rentáveis.

– Crie programas de fidelidade

Além das estratégias promovidas pelo marketing para academia, também é possível trabalhar com propostas práticas.

Descontos ou benefícios para alunos que indicarem outros, assim como criação de programas de fidelidade, podem fazer com que novos clientes queiram permanecer na sua academia e recomendem ela para conhecidos.

Explore técnicas de SEO

Com a popularidade das pesquisas online, investir em técnicas de SEO é uma ótima maneira de deixar a sua marca ainda mais conhecida no ambiente digital.

Elabore conteúdos, seguindo as boas práticas de otimização, para garantir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google e outros buscadores.

Com essas técnicas você terá ótimos resultados, ao mesmo tempo em que evita desperdício de dinheiro em estratégias que não favorecem o seu negócio.

Conte com a MZclick para impulsionar sua academia. Entre em contato com nossos especialistas. Vamos te ajudar a desenvolver as melhores estratégias para destacar sua marca!