O que é MQL e SQL?

O marketing digital abrange diversos termos que por muitas vezes, nós não conhecemos. MQL e SQL são bons exemplos disso, mas você entenderá o que eles significam em instantes.

Antes disso, você precisa entender o que são leads. De uma forma geral, leads são contatos que serão usados futuramente pela área comercial, ou seja, potenciais clientes.

Quando são captados, os leads são chamados de MQL (Marketing Qualified Lead) ou seja são, leads qualificados. Os contatos que se encontram no MQL são usuários que demonstraram interesse na sua empresa e enviaram um formulário, ou realizaram download de algum conteúdo que você disponibilizou, contudo esse contato é um pouco mais superficial, pois ele não demonstra certeza se ele realmente quer o seu produto ou serviço.

É possível perceber um MQL também por suas características. No processo de nutrição de leads, ja é possível identificar se ele se encaixa no perfil de potenciais clientes. Apesar disso, não há uma proporção preestabelecida para saber quantos MQLs vão se converter em SQLs e quantos dessas SQLs converterão em vendas. Por essa razão, é necessário observar o comportamento desses contatos e entender como lidar com eles em relação ao objetivo de venda da sua empresa.

O SQL (Sales Qualified Leads) são leads que estão realmente inclinados para concluir uma compra com a sua empresa. Nessa etapa, é possível identificar as melhores opções em conversão de vendas e deixar que sua equipe comercial trabalhe em cima desses contatos.
O departamento de marketing é quem vai decidir qual MQL tem potencial o suficiente para ser um SQL. Mas de modo geral, trata-se de um processo de construção de relacionamento, logo, o processo de nutrição de vendas é primordial e precisa ser realizado com atenção, cuidado e detalhamento.

A partir dessas diferenças, é preciso levar algumas considerações em conta na hora de separar os leads. É recomendável que seja bem definido quais são MQL e SQL e organizar as informações que serão obtidas pelo funil, pois tudo que for conseguido é válido.
Vale lembrar que quando um lead SQL for conquistado, o ideal é que sua equipe do comercial seja acionada, e que os responsáveis possuam domínio do que esse contato precisa. Com certeza isso vai auxiliar na hora de conseguir promover a compra.
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