Publipost

O publipost ou post patrocinado, acontece quando uma marca propõe que blogueiros e pessoas com forte influência digital (baseada em grandes números de visualizações e seguidores) divulguem os produtos de sua marca nas redes sociais. Tudo isso, com algum tipo de custo, é claro.

Caraterísticas do publipost

Existem vários tipos de publipost, o mais famoso é quando a marca pede para um blogueiro testar e discretamente resenhar sobre o produto, seja por foto, texto ou vídeo. Com toda essa influência que a internet tem na vida da maioria da população, uma empresa deve escolher de forma inteligente quem será o parceiro que irá representar sua marca. A grande maioria das blogueiras, ao fazer um publipost, testa o produto recebido durante um determinado tempo, por essa razão, é preciso reconhecer os seguidores dessa usuária e identificar se eles fazem parte do seu público-alvo ou não. Por exemplo: se a blogueira “X” é do ramo de nutrição, academia e saúde e a sua marca vende alimentos calóricos, como fast-food por exemplo, é evidente que ela não é o perfil certo para divulgar os seus produtos, visto que a tendência é que os seus seguidores sejam interessados pelo mundo “fitness” e pela alimentação saudável que ela segue. Por isso a análise é imprescindível, ela ajuda a garantir que o seu objetivo de publicidade seja alcançado.

Quanto custa um post patrocinado?

O preço que cada publipost vai custar, varia de acordo com diversos fatores: seguidores, número de “views” no caso de blog e número de visualizações no caso do “youtube”, além desses fatores essenciais, também conta a influência que a pessoa tem sobre seus seguidores – no termo popular, “ditar a moda” – e a interação na internet. Em questão de valores em reais, isso pode variar de acordo com a negociação, muitos blogs contam com mídia kit onde a empresa terá acesso a informações como os views que as páginas recebem, seguidores e informações adicionais sobre interação, que visam deixá-la a par dos números que podem ser alcançados e auxiliam a estipular alcances, e por isso os valores sofrem grandes variações

Regras para o publipost

Existem alguns pontos e regras que a pessoa ”contratada” deve seguir para que a propaganda seja de forma sutil, mas sempre evidenciando que aquele artigo, vídeo ou postagem é patrocinado. Quem estiver vendo, precisa saber que a matéria tem cunho publicitário, porém expõe a opinião do influenciador digital. Por esse motivo o conteúdo deve ser bem elaborado e a marca deverá sempre ser ressaltada na propaganda.

Dica

É importante lembrar que segmento vale mais do que quantidade, pois é muito comum encontrar empresas que invistem em usuários com milhares de seguidores e uma popularidade consistente na internet, mas que não se adequam ao perfil de sua marca. Repense se não é mais interessante buscar uma influenciadora do mesmo ramo, com um perfil mais compatível; é melhor ser apresentado a 500 seguidores e despertar interesse em 400, do que ser apresentado a 3 milhões e não ser procurado por nenhum.

Ao produzir publiposts, é importante aplicar técnicas de SEO, de modo que seu conteúdo seja otimizado e alcance o público-alvo, seja em canais específicos ou buscadores. Quer saber mais sobre o assunto? Conheça nosso Curso de SEO online!


Para complementar sua leitura, leia também nosso artigo sobre Guest Post: Guest Posts: as vantagens para o seu site.


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